O gerenciamento de TI é uma área crítica de qualquer negócio moderno. Afinal, estamos falando da infraestrutura que dá suporte a uma ampla gama de atividades empresariais.
A terceirização de TI como é um modelo ideal de contratação, com uma prestação de serviços capaz de manter a tecnologia da empresa em alta disponibilidade e trabalhando de forma otimizada.
Terceirização de TI é um tema que gera muitas dúvidas nas empresas, por isso criamos este artigo para esclarecer os principais pontos e mostrar para você como ela pode ser a solução para o seu negócio.
Saiba como funciona
A terceirização nada mais é do que contratar profissionais de outra empresa, para cuidar e gerenciar seu departamento de ti, uma equipe dedicada, in loco, para cuidar da infraestrutura tecnológica.
Porém, há dois pontos fundamentais que caracterizam a verdadeira Terceirização de TI:
1. Terceirização da Atividade-Meio: O que deve ser terceirizado são as atividades de TI que dão sustentação aos negócios da empresa. Ou seja, as atividades devem permanecer sob responsabilidade dos profissionais da empresa, enquanto as atividades-meio podem ser potencializadas com equipes terceirizadas.
2. Proatividade: As equipes terceirizadas precisam estar em sintonia com o crescimento da empresa. O trabalho deve ajudar no andamento do negócio, fornecendo soluções de acordo com os desafios enfrentados na criação de produtos e manutenção e expansão de soluções.
Razões para terceirizar
Um contrato pode abranger diversos serviços a serem prestados. Por isso, deve ir além dos serviços técnicos prestados in loco e oferecer inteligência, planejamento e dados para avaliação. Veja abaixo como a terceirização de TI pode trabalhar em uma empresa com eficiência.
- Gestão operacional – As ações técnicas realizadas na infraestrutura de TI precisam ser fruto de estratégias e planejamentos executados de forma precisa para elevar o nível da tecnologia da informação na empresa.
- NOC – O Centro de Operações de Redes (NOC) é o coração da terceirização. Profissionais certificados e experientes são alocados nas empresas para monitorar, gerenciar e realizar trabalhos técnicos na infraestrutura de TI.
- Melhoria contínua – Uma das vantagens da terceirização é a contínua dinâmica de aperfeiçoamento da infraestrutura, a partir de mapeamento e da execução de melhores práticas a fim de elevar a qualidade da TI dentro da empresa.
- Manutenção preventiva – A partir de ações com a realização de um checklist diário, é possível prever situações que exijam a intervenção técnica, a atualização de hardwares e softwares e outros casos que possam evitar a indisponibilidade de TI.
- Acompanhamento com relatórios – Todos os passos do trabalho devem ser minuciosamente registrados. São dados importantes que servem de base para a tomada de decisões estratégicas para o sucesso dos negócios.
- Equipe avançada de apoio – Uma equipe altamente especializada precisa dar apoio a casos de alta complexidade, garantindo a disponibilidade de TI em qualquer cenário possível.