A Robotic Process Automation (RPA) diz respeito, basicamente, ao uso de robôs para automatizar processos. Ou seja, é um software que captura e padroniza dados de documentos para facilitar análises e gerar insights acionáveis, além de automatizar processos manuais e torná-los mais eficientes e com menos erros.
A quarta revolução industrial tornou o mundo mais dependente da tecnologia e hiperconectado, e todos os setores buscam formas de cortar custos tornar tarefas mais eficientes e eficazes, e o RPA é responsável por transformar a forma com que as empresas trabalham e interagem com sistemas e aplicativos.
Benefícios do RPA
A RPA é fruto direto de iniciativas que surgiram com o Screen Scrapting, passando pela automatização do fluxo de trabalho, para realizar tarefas que, até então, exigiam a presença de uma pessoa.
Assim, a Robotic Process Automation simplifica esses fluxos, contribuindo para que a empresa se torne mais flexível e responsiva, o que tem impacto direto na satisfação, engajamento e produtividade dos funcionários, além de garantir maior lucratividade.
Maximização da eficiência
O maior benefício está na eficiência operacional para a realização de uma tarefa. A RPA contribui para reduzir o tempo que um processo leva para ser terminado, reduz custos e a necessidade de recursos humanos para a conclusão desse processo.
Implementação e configuração simples
Uma plataforma RPA é reconhecidamente fácil e rápida de implementação, interagindo diretamente com as aplicações já em uso pela empresa, reduzindo a necessidade de equipamentos externos e até mesmo de conhecimentos em programação. Apesar disso, como sua implementação depende da complexidade do fluxo de trabalho, pode levar algumas semanas para ser implementado completamente.
Conformidade
A Robotic Process Automation tem como objetivo concluir tarefas sem erros, o que a torna uma ferramenta essencial para cumprir com normas de conformidade e auditoria, pois permite que seja programada de acordo com regras especificas.
Segurança de dados e resiliência
Como elimina o fator humano, a RPA aumenta a segurança das informações por limitar o acesso aos dados confidenciais. Além disso, a RPA permite atender a picos de demanda facilmente, garantindo maior precisão das informações capturadas.
Desafios da RPA
Apesar dos benefícios, a implementação da RPA também envolve desafios que precisam ser avaliados antes de investir na automação de processos.
Limites de automação
Por mais complexa que seja a plataforma de RPA, ela apenas conseguirá replicar tarefas estruturadas e baseadas em regras. Esse limite de automação, que impede que o robô se adapte a mudanças ou aprenda com erros, exige a combinação da RPA com a Inteligência Artificial (IA) para expandir os recursos dos robôs.
Não é adequado para todos os processos
O RPA pode não ser adequado para todos os processos de negócios. O Gartner, por exemplo, sugere a adoção de um Enterprise Automation Roadmap (EAR) para que as empresas priorizem a RPA quando ele for a solução ideal. Para dados não estruturados, por exemplo, a RPA não é indicada.
RPA é uma tecnologia disruptiva
Tecnologias disruptivas estão sendo implementadas rapidamente nas empresas, e a RPA é uma delas, pois muda totalmente a forma com que os processos de negócios funcionam e são gerenciados.
Não importa o setor ou serviço, otimizar processos operacionais é essencial para reduzir custos, ter maior precisão das informações e reduzir o tempo para processos serem executados. Exatamente por isso, tecnologias disruptivas estão sendo implementadas rapidamente nas empresas. A RPA é uma delas, pois muda totalmente a forma com que os processos de negócios funcionam e são gerenciados, se tornando essencial para se diferenciar dos concorrentes por impactar diretamente nas pessoas, processos e negócios.