
Com o fim do suporte do Windows 10 muitos usuários foram forçados a atualizar seus sistemas para o Windows 11, e nem todos estão felizes com essa mudança.
A cada dia que passa, se torna mais comum ver notícias de alguma coisa quebrando no Windows 11, seja ferramentas do sistema travando , jogos rodando com a metade de FPS em GPUs da Nvidia… muitos usuários expressam suas insatisfações com o atual sistema operacional da Microsoft.

Em meio a isso, muitos usuários estão virando sua atenção para o Linux, o sistema operacional gratuito e de código aberto que vem ganhando cada vez mais popularidade. Linux é a escolha principal para muitos profissionais de TI, seja na área de dados, segurança, desenvolvimento… mas isso não quer dizer que a pessoa tem que entender muito de computadores para poder trocar o Windows pelo Linux, e é isso que muitos ex-usuários de Windows 10 vêm fazendo desde que a Microsoft anunciou que iria encerrar sua janela de suporte para o sistema operacional que ainda era usado por mais de 70% dos desktops.

Uma dificuldade inicial que muitos futuros usuários Linux enfrentam é a vasta gama de opções de distribuições Linux para escolher, cada uma com suas customizações distintas. Essa é a maravilha do Linux, liberdade onde nem o céu é o limite, mas é inegável que isso pode gerar um pouco de confusão para quem está iniciando nesse mundo.
Zorin OS 18 – A recomendação para ex-usuários de Windows

Zorin OS é baseado no Ubuntu, que é uma das distribuições Linux mais utilizadas atualmente. Sua interface padrão lembra muito o Windows 10 e não é por acaso – os devs tiveram em mente o objetivo de oferecer uma interface o mais amigável possível para acolher os usuários de Windows. Sua nova versão, Zorin OS 18, teve mais de 1 milhão de downloads no último mês, sendo ao menos 780.000 desses downloads realizados em computadores rodando Windows.
Zorin OS pode ser baixado diretamente de seu site oficial gratuitamente em sua versão Core. Sua versão Pro possui um custo de 199 USD, porém a única dierença é que ele já vem com diversos programas instalados por padrão e possui algumas presets de customização a mais. É totalmente possível configurar a versão Core para ser igual a Pro depois de a instalar, pois o sistema base é o mesmo.
Além da preset padrão que se assemelha com o Windows 10, a versão Core oferece mais 3 presets que você pode escolher para dar um novo visual para seu sistema.





