Em um anúncio realizado nesta quarta-feira (18), a Microsoft informou que irá demitir 10 mil funcionários até o final do terceiro trimestre fiscal de 2023, representando cerca de 5% da base total de empregados.
Satya Nadella, presidente-executivo da empresa de tecnologia, disse em nota que os tempos são de mudanças significativas e que o encontro com clientes e parceiros possibilita a clareza de alguns fatores, como a questão dos clientes acelerarem os gastos durante a pandemia e agora otimizá-los para fazer mais com menos, ocasionando a queda de vendas no mercado de computadores pessoais.
“É importante notar que, embora estejamos eliminando funções em algumas áreas, continuaremos a contratar em áreas-chave estratégicas”, disse o líder. Até o final de junho de 2022, a Microsoft possuía 221 mil funcionários globalmente, sendo 122 mil residentes nos Estados Unidos, conforme divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
As maiores empresas de tecnologia, conhecidas como “big techs”, passam por um período de queda nos investimentos. Amazon, Apple, Alphabet (proprietária do Google), Microsoft e Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) perderam ao todo quase US$ 4 trilhões no último ano, levando ao desligamento de milhares de funcionários.
Fonte: VIVA ABC