Cada vez mais o assédio à tentativa de hackers nossas contas de redes sociais se tornam cada vez mais frequente e o transtorno quando conseguem acesso às nossas contas são enormes e as consequências podem ser incalculáveis e as vezes podem ser irreversíveis.
Conhecer as formas de como se proteger para prevenir esses transtornos é muito importa e não é nenhum bicho de 7 cabeças se proteger e muito menos precisa que o um especialista de TI o faço, ao contrário, é bem simples se proteger e com poucos cliques você consegue se proteger.
Porém é importante e recomendável não clientes em links suspeitos e não aceitar conexão de perfis suspeitos, e quando perceber um perfil suspeito, denuncia!
Vamos lá conhecer 7 ações para proteger o Instagram!
1. Escolha uma senha realmente forte
Sabe quando você tá criando uma senha e vem logo na cabeça a sua data de aniversário, nome do seu cachorro ou números sequenciais? Bom, sinto lhe informar que essa medida não é nada segura.
Isso porque uma das maneiras mais usadas pelos hackers para invadir contas é “adivinhando” senhas através de combinações de informações pessoais do usuário.
O ingrediente principal pra saber como proteger o Instagram é entender que tudo começa a partir de uma senha “difícil de gravar e nada óbvia”. Use uma combinação de pelo menos seis números, letras (minúsculas e maiúsculas) e caracteres especiais. É importante que sua senha seja diferente de outras que você usa em diferentes logins na internet.
2. Ative a autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é uma medida adicional de segurança usada pela grande maioria dos aplicativos móveis. Com ela, o usuário é obrigado a confirmar a veracidade das informações de login de duas formas: pela senha padrão e por códigos gerados temporariamente através de outro meio como SMS ou e-mail.
Assim, com a autenticação de dois fatores ativada, sempre que você logar no Instagram a partir de um dispositivo que nunca tenha acessado, você será redirecionado a confirmar essa ação através de um código de segurança.
Muitos usuários não conhecem essa medida preventiva, por isso vamos te mostrar como proteger o Instagram usando a autenticação de dois fatores:
- Acesse o botão de engrenagem ⚙️ ou clique nas três linhas no canto superior direito e, em seguida, clique em Configurações.
- Em Segurança, clique em Autenticação de Dois Fatores.
- Em seguida, marque uma das opções em “Escolha seu método de segurança” (WhatsApp, Aplicativo de autenticação, SMS) e siga as orientações.
3. Certifique-se da segurança do e-mail de login
Seu e-mail de login é uma porta de entrada para a sua “vida online”. Por isso mesmo que garantir a segurança desse acesso pode bloquear invasões de hackers nas suas contas — e com o Instagram não seria diferente.
A maioria dos provedores de e-mail tem precauções de segurança como criptografia e autenticação de dois fatores. Então, se você quer manter sua conta no Instagram segura, precisa se certificar também sobre a segurança do seu e-mail.
Essa é uma dica que vale para todos os seus cadastros na internet, ok?
4. Verifique sua conta no Instagram
A plataforma permite que todas as contas do tipo empresarial (profissional) possam solicitar a verificação (aquele selo azul de autenticidade do perfil). Antes, os perfis verificados só eram liberados através de uma série de processos burocráticos da rede social e algumas pessoas estavam fazendo dessa prática uma espécie de comércio ilegal de verificação de contas.
Por isso mesmo o Instagram mudou as diretrizes de verificação e inseriu um formulário dentro das configurações da plataforma. A partir dessa confirmação, os usuários saberão se estão interagindo realmente com uma figura pública, celebridade, marca global ou entidade notável.
Ter uma conta verificada não vai te dar acesso a privilégios em termos de segurança do perfil, mas vai ajudar o seu público a saber que está lidando realmente com você ou sua equipe, evitando golpes e fraudes.
5. Cancele o acesso a aplicativos suspeitos
É perigoso usar ferramentas de automação no Instagram que fazem ações robóticas em curto espaço de tempo. Essa medida já foi indicada pelo Instagram há muito tempo. Esses aplicativos de terceiros (geralmente apps que seguem pessoas e enviam directs automaticamente), não seguem as regras da plataforma e por isso põe em risco a conta de quem usa ferramentas externas.
Não se preocupe, pois dá para removê-los. Pelo próprio aplicativo mobile, basta clicar em Configurações > Segurança > Apps e sites.
Na tela “Apps e sites” será mostrada uma aba de apps ativos e, se você notar que algum deles não deveria estar ali, remova o acesso.
6. Atualize seu número de telefone e e-mail
Se você deixar de usar o telefone ou o e-mail cadastrado no Instagram, vai ser preciso informar na rede social outros dados válidos. Isso não serve apenas para se proteger de acessos indevidos ao seu perfil, mas também para não deixar nas mãos da sua memória a responsabilidade de te lembrar de se precaver de um esquecimento.
Então, anote em algum lugar que: se eu trocar de telefone e e-mail, preciso atualizar todos os cadastros em que haviam os contatos antigos, incluindo o Instagram.
A alteração pode ser feita no menu Configurações > Conta > Informações pessoais. Sempre que houver dúvidas não se desespere, busque por ela na central de ajuda do Instagram.
7. Ative a solicitação de login
A solicitação de login no Instagram está associada à configuração da autenticação de dois fatores. Ao ativar a segurança dupla, você receberá um alerta toda vez que tentar fazer login na sua conta a partir de um dispositivo ou navegador da web que o Instagram não reconheça como frequente.
Esses avisos do Instagram podem aparecer como notificações push (surgem na tela do celular), no menu “Atividade de login” ou na aba de notificações. A notificação informará qual dispositivo tentou fazer login e de que local. Você pode aprovar ou negar a solicitação imediatamente. Ao negar, o acesso indevido é desconectado automaticamente e o app te sugere que troque a sua senha também.
Informações extras de como proteger seu Instagram
As dicas acima já são bem eficientes para a proteção da sua conta, mas existem algumas ações que podem ser tomadas para prevenir danos futuros, por exemplo:
- Lembre-se que a sua senha é pessoal e intransferível, então não compartilhe com outras pessoas nem anote em lugares públicos.
- Quando você fizer o login em outro celular ou computador que não seja o seu, sempre desmarque a opção “Lembrar”. Desconecte sua conta assim que terminar de usá-la.
- Cuidado com links estranhos, pois alguns hackers enviam e-mails falsos de login para os usuários digitarem suas informações de acesso e, assim, conseguem invadir as contas.
- Se quiser saber quais e-mails foram realmente enviados pelo Instagram, acesse Configurações > Segurança > Emails do Instagram.
- Você pode entrar em contato com o suporte do Instagram caso tenha dúvidas não atendidas pela Central de Ajuda da plataforma.
- Fique de olho nas contas que você segue. O Instagram tem uma opção em que é possível ver mais informações sobre os perfis que você segue, como por exemplo quando a conta foi criada, país de origem e se já teve outros nomes de usuários.
- Agora que você sabe como proteger o Instagram, coloque na sua agenda a execução de cada uma das dicas apresentadas aqui. Lembre-se de anotar em um local seguro qual e-mail, telefone e senha estão associados à sua conta e, toda vez que fizer alterações, atualize também o local onde guardou as informações sobre o seu acesso ao seu Instagram.